A sensibilidade ao glúten, proteína encontrada em cereais como trigo, é uma condição em que os indivíduos apresentam sintomas semelhantes aos da doença celíaca, mas sem a presença de danos estruturais no intestino característicos da doença autoimune. Os sintomas podem incluir desconforto abdominal, diarreia ou constipação, inchaço, fadiga, dores de cabeça, dores musculares e irritabilidade.
Um estudo recente revelou que, além desses sintomas, a sensibilidade ao glúten pode se manifestar através de problemas na pele e cabelo, sem necessariamente estar presente o quadro gastrintestinal clássico, o que pode dificultar o diagnóstico dessa condição alimentar.
A ingestão de alimentos com glúten pode desencadear ou agravar quadros dermatológicos ligados à pele como dermatite herpetiforme, psoríase e dermatite atópica. Já na saúde capilar, o estudo mostrou associação com alopécia (queda de cabelo) e dermatite seborreica.
É importante ressaltar que nem todas as pessoas experimentarão esses efeitos negativos na pele e no cabelo devido ao consumo de glúten. Cada indivíduo é único, e a sensibilidade ao glúten varia de pessoa para pessoa. Portanto, enquanto algumas pessoas podem notar uma melhora na saúde da pele e do cabelo ao evitar o glúten, outras podem não apresentar essas manifestações mesmo consumindo essa proteína.
Para aqueles que suspeitam de sensibilidade ao glúten e estão enfrentando problemas de pele e cabelo persistentes, é aconselhável consultar um profissional de saúde especializado para avaliação e orientação personalizada.
Tem enfrentado problemas com a saúde de sua pele e cabelo? Nós te ajudamos a desvendar e tratar a causa disso. Agende sua consulta pelo WhatsApp: (41) 9 9981-5887.
Dr. Diogo Dias | CRMPR 32444
Especialista em hipertrofia, emagrecimento e longevidade.
#drdiogodias#hipertrofia#emagrecimento#longevidade#gluten#skincare#saudecapilar
Fonte: The effect of gluten on skin and hair: a systematic review. Dermatol Online J. 2021.