A beterraba é considerada um tratamento complementar para hipertensão arterial devido ao seu alto teor de nitrato e fonte de vários fitoquímicos incluindo betaxantinas, flavonóides e polifenóis, importantes mediadores da pressão.
Hoje, a terapia medicamentosa isolada (monoterapia) promove uma queda de 10 a 15 pontos na pressão arterial sistólica (PAS) enquanto a terapia combinada (dois ou mais medicamentos) reduz de 20 a 25 pontos.
Já a suplementação com suco de beterraba na dose de 140 ml por dia por 14 dias promove redução média na PAS de 4,5 pontos, mostrando ser um excelente tratamento adjuvante.
Reduzir 5 pontos na pressão está associado a uma diminuição considerável no risco de acidente vascular cerebral e mortalidade por doença cardiovascular.
Quer saber mais sobre formas alternativas de cuidar da sua saúde? Ajudamos você a encontrar a melhor estratégia. Fale no WhatsApp conosco e faça o agendamento com quem entende: (41) 9 9981-5857.
Dr. Diogo Dias I CRMPR 32444
Especialista em hipertrofia, emagrecimento e longevidade.
#drdiogodias#hipertrofia#emagrecimento#longevidade#bigorrilho#sucodebeterraba#beterraba#pressaoarterial
Fonte: The Nitrate-Independent Blood Pressure-Lowering Effect of Beetroot Juice: A Systematic Review and Meta-Analysis. Adv Nutr, 2017.